30 de nov. de 2011

Estou...de volta pro meu...aconcheeeego!

Boa madrugada a todes!

Como vocês estão?


Depois de um ano turbulento e cheio de novidades, estou aqui.
Muito eu este ano aprendi...


A começar pelo fato de que ser professor é tarefa difícil e extremamente não valorizada. Mas paro por aqui para não cair na tentação do clichê. Há realmente muito que se mudar, mas me convenço mais e mais que deve-se inventar uma outra concepção de educação, a começar por definir o que se entende por educação, por sujeito e o que se pretende com cada matéria.


Indo além, dever-se-ia fazer um imenso esforço para se retirar a educação da lógica industrial. Ah! Caro Paulo Freire, amado conterrâneo, que visionário fostes!


Utopias e ideais pessoais a parte, retiro-me do cenário pedagógico de ensino médio privado para seguir minhas convicções artísticas e sempre pessoais, acreditando - sem pretensões de grandeza - que desse modo conseguirei muito mais!


Busco a autonomia de ação, de atitude e de humanidade que me foi tão escassa nos presentes sucedidos deste ano! Fiz o jogo, esforcei-me de acordo com as regras, mas novamente mantendo o barbudo carinhoso em mente, se não está dando certo, melhor sair a deixar o trem descarrilhar causando um estrago na paisagem que ainda se estrutura.

Aos meus alunos e alunas, deixo aqui um grandissíssimo beijo e um agradecimento de coração pois foi um ano riquíssimo! Deixo porém o conselho de tentarem ao máximo serem sempre sinceros consigo mesmos e mesmas, pois se algo deve ser consistente nesta vida é a nossa humanidade, nossa honestidade pessoal e nossas alegrias.

Ser criança = ser em constante criação

Beijo imenso e até o próximo post!

Um comentário:

  1. Que lindo Mateus! Nem tenho o que comentar. So posso torcer pra voce continuar seguindo todos os seus sonhos! Se, por um acaso, quiser mudar o rumo, mude. Se quiser descarrilhar o trem, descarrilhe. O importante eh voce continuar com a sua verdade e ser feliz. Assim, fico contagiada com esse seu sorriso de menino! Voce sabe que ira sempre morar no meu coraçao. Amo-te sempre! Um beijao, amigo-irmao querido! Chuif! Saudade!

    ResponderExcluir